• Operação Resgate Brasil

8 DE MARÇO


Hoje, dia 08 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. A data está vinculada à luta das mulheres por equidade de gênero. O dia 8 evidencia, sobretudo, a luta das mulheres trabalhadoras/operárias, do mundo, que sentem mais intensificadamente em suas peles as dores das desigualdades sociais e de gênero.

Hoje é dia de reforçar a resistência e luta das mulheres no mundo inteiro. Mulheres, de todos os tamanhos, tipos, cores… mulheres diversas. A importância desse dia é a de colocar em vigor o convite para a reflexão sobre a sociedade e sobre as mulheres, e como essas duas esferas se dialogam. Esse dia posiciona a necessidade de combater o silenciamento para as pautas das mulheres no Brasil e no mundo.

Hoje é dia, também, de repudiar aquilo que nos coloca em patamar de desigualdade no mundo: o machismo! Esse sistema estruturado no patriarcado falseia uma inferioridade biológica, psíquica e social das mulheres e coloca os homens como seres superiores na sociedade. O machismo tolhe as potencialidades das mulheres, inibe o acesso à direitos, demoniza os corpos e limita a capacidade de escolha e decisão das mesmas. Pôr em questão para o debate o machismo em nossa sociedade é reforçar que repensar as posturas e comportamentos é algo bonito e que deve ser incentivado: quando percebemos um problema, devemos analisar o todo, sugerir resoluções e implantar, na prática, as formas para mudar esse problema/realidade. Nossa Organização é composta, em sua grande maioria, por um corpo de mulheres. Estas mulheres tornam o cotidiano da Operação Resgate mais valoroso, igualitário e íntegro. Nosso papel, enquanto organização, é fazer valer o conjunto de valores que impossibilitem desigualdades. Somos uma organização comprometida com a vida de nossas mulheres trabalhadoras, alunas e que residem em nosso território.

Feliz dia da Mulher!
4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo