• Operação Resgate Brasil

BRINCANDO E APRENDENDO


É possível aprender enquanto se brinca? Crianças de várias idades deveriam brincar enquanto poderiam praticar outras atividades? Qual é o sentido da brincadeira, divertida, na educação das crianças e dos pré-adolescentes? Talvez não dessa maneira, mas provavelmente você já deve ter se questionado a respeito do uso de brinquedos e de atividades lúdicas na hora da formação de crianças. Muitos desconfiam da real necessidade, outros sequer acreditam que haja importância. A verdade é que para o senso comum, talvez essas dúvidas sejam bem recorrentes.

A verdade é que o momento lúdico da brincadeira pode ser considerado por muitos um “desperdício” de tempo, mas especialistas comprovam o contrário.

Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança, para Paulo Freire, estamos sempre construindo, e se construirmos aprendemos, e se aprendemos estamos vivendo buscando algo que possam nos levar a vivermos enquanto tenhamos vida.

As brincadeiras têm papel fundamental no processo de aprendizagem na educação infantil. É por meio delas que a criança desenvolve sua criatividade, autonomia e capacidade de reflexão. Brincando, a criança aprende a se comunicar, desenvolve a imaginação e diversos tipos de habilidades, inclusive motoras.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo