• Operação Resgate Brasil

DIA DA ESCOLA



O Dia Escola é comemorado anualmente em 15 de março no Brasil.

O que é a escola? Talvez essa pergunta simples e direta nos faça pensar naquele espaço físico onde grande parte de nós já frequentou, conheceu pessoas, conheceu professores, aprendeu matemática, português, biologia e outras matérias. O significado mais antigo vem do grego sholé que tanto significa “ócio” quanto “discussão ou conferência”. E quanto aos significados distintos, na Grécia eles convergiam significando o momento livre, de ócio, em que eles se reuniam para discutir assuntos de seus interesses, comportamentos sociais, filosofia, entre outros.

A escola pode possuir diversos significados e sentimentos. Mas algo que é comum a qualquer um de seus significados se refere à importância de sua existência. Esta instituição (escola) foi desenvolvida para desempenhar um papel de extrema importância na vida humana: a de educar. Assim como a família, a escola deve acompanhar e participar das primeiras interações das crianças. Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem e devem ter acesso ao espaço físico chamado de escola.

Além de uma estrutura física, a escola é também um espaço simbólico. É na escola onde a brincadeira na primeira e segunda infância desenvolve habilidades motoras, onde a sociabilidade apresenta sentimentos e comportamentos novos. A convivência e a rotina escolar permitem desenvolvimento de competências,

amadurecimento e preparação para novos caminhos após o momento escolar. Escola se faz com a junção dos educandos, dos educadores e de toda a comunidade ao redor, por isso não pode ser pensada como uma estrutura física e rígida onde alguém (o educador) que sabe de algo (o conhecimento) tem que “repassar” para o outro alguém (o educando), que não sabe de nada.


A educação é MOVIMENTO: se faz a partir da dúvida, da inquietação, da prática, da avaliação e da repetição. O educador de uma escola não é o “portador” de conhecimento, mas sim um provocador de reflexões. Educar é a palavra que define a ação prática da escola e por isso supera as estruturas físicas e a ideia de um aluno vazio de conhecimento.

Nós, Operação Resgate, fazemos questão de dialogar e manter fortes vínculos com escolas da nossa região. É imprescindível que nossos educandos estejam vinculados às escolas, para que nosso trabalho alcance o desempenho desejado. Construir essa teia que envolve família, escola e organização é o nosso grande desafio e também o nosso principal objetivo. No momento em que essas três partes se unem em igualdade, podemos pensar num trabalho com bom desempenho para nossa comunidade.



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo