Operação Resgate Brasil
DIA DA ESCOLA

O Dia Escola é comemorado anualmente em 15 de março no Brasil.
O que é a escola? Talvez essa pergunta simples e direta nos faça pensar naquele espaço físico onde grande parte de nós já frequentou, conheceu pessoas, conheceu professores, aprendeu matemática, português, biologia e outras matérias. O significado mais antigo vem do grego sholé que tanto significa “ócio” quanto “discussão ou conferência”. E quanto aos significados distintos, na Grécia eles convergiam significando o momento livre, de ócio, em que eles se reuniam para discutir assuntos de seus interesses, comportamentos sociais, filosofia, entre outros.
A escola pode possuir diversos significados e sentimentos. Mas algo que é comum a qualquer um de seus significados se refere à importância de sua existência. Esta instituição (escola) foi desenvolvida para desempenhar um papel de extrema importância na vida humana: a de educar. Assim como a família, a escola deve acompanhar e participar das primeiras interações das crianças. Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem e devem ter acesso ao espaço físico chamado de escola.
Além de uma estrutura física, a escola é também um espaço simbólico. É na escola onde a brincadeira na primeira e segunda infância desenvolve habilidades motoras, onde a sociabilidade apresenta sentimentos e comportamentos novos. A convivência e a rotina escolar permitem desenvolvimento de competências,
amadurecimento e preparação para novos caminhos após o momento escolar. Escola se faz com a junção dos educandos, dos educadores e de toda a comunidade ao redor, por isso não pode ser pensada como uma estrutura física e rígida onde alguém (o educador) que sabe de algo (o conhecimento) tem que “repassar” para o outro alguém (o educando), que não sabe de nada.
A educação é MOVIMENTO: se faz a partir da dúvida, da inquietação, da prática, da avaliação e da repetição. O educador de uma escola não é o “portador” de conhecimento, mas sim um provocador de reflexões. Educar é a palavra que define a ação prática da escola e por isso supera as estruturas físicas e a ideia de um aluno vazio de conhecimento.

Nós, Operação Resgate, fazemos questão de dialogar e manter fortes vínculos com escolas da nossa região. É imprescindível que nossos educandos estejam vinculados às escolas, para que nosso trabalho alcance o desempenho desejado. Construir essa teia que envolve família, escola e organização é o nosso grande desafio e também o nosso principal objetivo. No momento em que essas três partes se unem em igualdade, podemos pensar num trabalho com bom desempenho para nossa comunidade.