• Operação Resgate Brasil

DIA DO JOVEM


Ser jovem! O período em que se pode ser concebida a idade de “juventude” pode variar de acordo com a cultura ou o tempo histórico na qual está sendo falado. De acordo com a Organização das Nações Unidas, a ONU, a juventude se refere ao período entre 15 e 24 anos de idade. Hoje, dia 13 de abril, celebramos nacionalmente o dia do jovem.


Quando pensamos em ser jovem, seja para quem ainda não é, ou quem já passou do “período datado” em que se considera, muitas reflexões surgem. Fato é que a palavra escolha e estímulo podem resumir a maioria dos pensamentos. Ser jovem geralmente é muito associado ao momento em que lançamos novos olhares para a realidade, é o momento em que novas escolhas são feitas, refeitas e desfeitas, é o momento da vontade da experimentação, da descoberta e de muitas decisões.

Os jovens representam cerca de um terço da população mundial.

Educar para a formação de uma juventude criativa e crítica a realidade é um dos maiores desafios atuais e esse desafio só pode ser enfrentado quando está associado a um horizonte de soluções reais O lazer, o estudo, os relacionamentos, entre outros, são peças fundamentais para integração dos jovens à sociedade de forma qualitativa e cuidadosa.

O período da juventude é um dos mais bonitos e aflorados da vida, e é por isso que deve e merece ser vivido com dignidade. A dignidade da qual falamos se refere ao acesso a uma educação de qualidade, a bons espaços de trabalho, ao acesso à cultura e lazer, entre outros. Para que esse período seja desfrutado da forma cuidadosa, prazerosa e correta (e sem idade ou pressa para o fim), precisamos seguir engajados na reivindicação pelos direitos dessa categoria etária. Cuidar de nossos jovens é garantir um futuro melhor para toda a sociedade.

Em nossa Organização, trabalhamos com crianças e jovens com personalidades distintas. E sabemos que com uma boa formação, com uma boa integração da família em nossos espaços, esses sujeitos podem se tornar cidadãos íntegros e com possibilidade de escolher e desfrutar bem a vida.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo