• Operação Resgate Brasil

Hoje é Natal


A época mais linda de todas; a data mais encantadora e colorida.Esta é uma época mágica do ano em que acontecem milagres, corações são abrandados e o puro amor de Cristo é sentido e vivenciado como em nenhuma outra época do ano. Hoje, dia 25 de dezembro, o mundo celebra a chegada de um menino que veio para dar a si próprio, como um sacrifício por todos os povos.

Assim como tantos e tantas, Jesus foi pobre. Nasceu tendo que se esconder para não morrer. O menino pobre, e sábio, se dedicou aos seus prioritariamente. Fez da sua infância um espaço de contemplação e acolhimento aos seus demais. E é por isso que também o exaltamos. Jesus trouxe consigo um conjunto de valores para nós, pessoas. Ele pregava a coletividade: sem união entre os povos jamais haveria emancipação; Ele também nos

ensinou a perdoar, todos nós erramos e para que a gente caminhe, precisamos nos perdoar e perdoar nossos iguais. No entanto, uma de suas maiores marcas foi o ensinamento sobre o amor e esse é um dos maiores milagres da história de natal. Ao comemorarmos o nascimento de Jesus Cristo nesta época, comemoremos também tudo o que Seu nascimento simboliza especialmente o amor. Jesus respirava e conversava sobre o amor. Ele nos fazia e nos faz refletir sobre sermos sujeitos capazes de amar e exercer esse sentimento é a maior potência genuína do cuidado e do avanço. Jesus veio para nos provocar reflexões de diversas ordens, seja individual ou coletiva. E por seu comportamento, de andar com pobres, enfermos e pecadores escrachados, foi julgado e crucificado.

Se caminharmos para os dias de hoje, veremos Jesus nas crianças periféricas, nas pessoas que lutam por justiça social, nas mães solo. Vemos Jesus em cada ato de amor genuíno no acolhimento, e principalmente na solidariedade de um povo consigo. Ser solidário é doar de si a fim de não só ajudar, mas abrir portas para um novo caminho.


E para fazermos um novo mundo, precisamos caminhar cada vez mais como Cristo caminhou. A solidariedade precisa ser um valor constante, o cuidado precisa ser a nossa forma de olhar para o próximo e o amor precisa ser o nosso maior fio condutor.


Jesus inspira a nossa Organização. Sem seus ensinamentos, estaríamos vazios de um horizonte definido: o de “amar e mudar as coisas”, como nos falava Belchior. Jesus é potência revolucionária, transformadora. Veio e ficou entre nós, pecadores, para mostrar que poderíamos ser melhores, que junto com Ele poderíamos mudar nossa caminhada. Jesus acreditava/acredita num novo mundo, que caiba todas as formas de diversidade, que caiba a todos, sem distinção, num mundo em que a pobreza seja memória, passado longínquo. Que todos os povos vivam em igualdade e fraternidade.


Jesus é nosso exemplo... e nosso compromisso de hoje é celebrar sua vida, seus ensinamentos e reafirmar que seguiremos seus passos.

Feliz Natal!


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo