• Operação Resgate Brasil

PINTANDO A HISTÓRIA


Como seria o seu mundo caso você não conseguisse se expressar, manifestar seus pensamentos, ideias e vontades? Talvez para você, a ideia de não comunicar seus gostos seria incabível, isso porque manifestar o que pensa é parte de sua existência, é parte de “ser você”. No curso da história da humanidade, as formas de manifestação individual e coletiva variaram conforme relações de poder (quem manda e quem obedece) e também de acordo com o desenvolvimento da linguagem: os povos primitivos manifestaram-se através das imagens, tanto para contar histórias do cotidiano, quanto para atrair a caça.

Fato é que a imagem sempre esteve atrelada ao desenvolvimento das nossas formas de expressão, e por conta desse vínculo forte, ela é, também, uma grande aliada do processo de ensino/aprendizagem desde a educação básica até a educação superior.

Tudo que nos cerca é composto por símbolos, códigos, combinação de cores e formas que produzem imagens do nosso cotidiano. E quando associado a um processo educativo, essas imagens se transformam em sentido e criatividade.

As crianças, de modo geral, tendem a ter afeição por cores, texturas e formas. Esse encanto pode ser direcionado para a educação de novas habilidades motoras e comportamentais. A pintura é uma dessas atividades que integra atividade manual e criativa de forma simultânea. De acordo com Biccolorir, “essa atividade pode ser estimulada de formas diferentes, explorando a imaginação e a sensibilidade dos pequenos, de maneira divertida. Ela também é um recurso para auxiliar na expressividade, por meio de uma ferramenta lúdica e artística. Com isso, é possível conhecer mais sobre a criança, melhorar a sua comunicação e reduzir a ansiedade na infância, enquanto a linguagem ainda é precária.”

A pintura proporciona benefícios de caráter socioemocional, proporciona divertimento e estímulo à criatividade, trabalha percepção espacial,  entre outros.

Por isso essa atividade é uma forte aliada do processo pedagógico e deve ser incorporada ao dia a dia tanto nos espaços educacionais quanto no ambiente familiar.

A história da humanidade vem sendo desenhada de diversas formas e com as mais variadas técnicas e habilidades.

Nós, Operação Resgate, nos atentamos às manifestações artísticas como essa janela de observação da realidade e como potência para a criação de novas janelas.

Vem construir conosco caminhos para que mais jovens possam se encontrar.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo