Operações ativas
Operação Resgate está lutando há mais de 20 anos por contribuir à mudança social e construir um mundo um pouco melhor, focando-nos na atenção às crianças e adolescentes em situação de exclusão social, econômica e cultural. Na atualidade estamos operando, entre outros lugares, em Patos (PB) e em Americana (SP), no Brasil; em Mekelle, Adigrat e Adwa, na Etiópia; em Calcutá e Nagaland, na Índia; e, a finais de 2021, chegamos a Quelimane, em Moçambique.
Nos locais onde atuamos providenciamos um entorno seguro para a infância, longe das ruas (nas quais, infelizmente, às vezes encontra-se um ambiente onde o crime ou a violência estão presentes), em que recebem apoio educativo, refeições saudáveis e atividades infantis lúdicas, esportivas e culturais. São direitos humanos e nenhuma criança deveria ficar sem tê-los garantidos.
Para poder fazer isso, recolhemos doações pelo mundo inteiro, no Brasil também. Quem quer e pode dar um pouco do que tem, faz uma grande mudança naqueles que mais necessitam. Você também pode dar o seu melhor clicando em um dos botões vermelhos de doação que colocamos na página web. É esse aqui:
Vamos falar um pouco mais das nossas atividades nos lugares mencionados:
Patos (PB)
O centro da Operação Resgate na cidade de Patos, no nordeste do Brasil, abriu as suas portas em agosto de 2008.
Nos meses prévios, uma equipe da ONG visitou as famílias mais humildes e necessitadas do bairro, a fim de lhes explicar o projeto e de descobrir para quem devia priorizar-se a ajuda. Destas famílias, chegaram a inscrever-se conosco 250 crianças. A maioria delas visita o centro diariamente. Lá dispõem de um entorno seguro onde encontram reforço educativo, refeições, esporte e até lazer.
Americana (SP)
Em São Paulo, na cidade de Americana, tem um distrito em situação de necessidade socioeconômica e cultural onde moram aproximadamente 700 crianças e adolescentes. Muitos deles não estão alfabetizados.
Por esta razão, Operação Resgate visa a alfabetização, bem como as atividades habituais para as cerca de 50 crianças que frequentam o centro da ONG estabelecido lá desde a primavera de 2022.
Será particularmente enriquecedor para a criançada o fato de que vamos ter estudantes que estão fazendo estágio (a parte prática dos seus bacharelados) na nossa ONG, através de uma parceria com a universidade local.
Mekelle (Etiópia)
Para manter as crianças e adolescentes fora das ruas, além de frequentarem a escola pública, elas passam meio-dia no centro do projeto.
Oferecemos-lhes, seguindo com o nosso padrão internacional: refeições quentes, aulas de reforço, higiene e cuidados de saúde, atividades criativas e técnicas, aulas de informática, acesso a uma biblioteca, excursões e esportes...
Também providenciamos aconselhamento e apoio aos membros das famílias.
Adigrat (Etiópia)
Adigrat é uma cidade desfavorecida, localizada na região de
Tigray (Etiópia). Está muito perto da fronteira com Eritreia e
está sofrendo as consequências negativas da Guerra da
Independência.
Na atualidade, 60 crianças frequentam diariamente o nosso
centro e cerca de 70 mães receberam formação, assim como
um microempréstimo sem juros para poderem iniciar um
pequeno negócio.
Adwa (Etiópia)
Adwa é uma cidade situada perto da fronteira com Eritreia. Lá cuidamos atualmente cerca de 100 crianças. Gostaríamos de aumentar este número para 200 dentro de poucos anos.
Calcutá (Índia)
Em agosto de 2017, conseguimos abrir as portas do nosso sexto centro de projetos, em Calcutá. A pobreza aqui é ainda mais evidente do que na Etiópia ou no Brasil, porque muitas famílias vivem com os seus filhos diretamente nas ruas desta grande cidade. Não têm um teto, nem instalações adequadas para a higiene pessoal.
Com o nosso centro de dia oferecemos a 80 crianças um local limpo e seguro onde podem comer, tomar banho, brincar e aprender. Estamos a fazer tudo o que podemos para que as crianças possam quebrar este ciclo de pobreza no futuro.
O trabalho da nossa organização já está tendo impacto mesmo após tão pouco tempo, o que surpreendeu as autoridades locais. Elas felicitaram-nos pelo nosso trabalho e garantiram-nos a sua assistência.
Nagaland (Índia)
Nagaland é um estado no leste da Índia. O ex-líder da Operação Resgate em Calcutá (Índia) mudou-se em 2021 para lá para dirigir um novo centro da ORE. Na área onde vamos atuar, vivem cerca de 300 famílias trabalhadoras, muitas delas monoparentais, em situação precária.
Nossa presença lá nos permite apoiar as famílias a enviarem seus filhos para a escola, mantendo-os longe do trabalho infantil. Estamos dando ênfase especial às sessões de reforço educativo, já que detectamos que muitas das crianças mais velhas são analfabetas.
Conseguimos alugar um espaço para o centro, arrumamos o local, contratamos alguns funcionários e, sob a direção do gerente do projeto e contando com alguns voluntários, as 130 crianças que se registraram, começaram a visitar nosso centro diariamente na primavera de 2022.
Quelimane (Moçambique)
A finais de 2021 começamos a construir nosso novo projeto no Moçambique.