Nossos padrões internacionais de atuação
O nosso padrão internacional de atuação basea-se em providenciar para as crianças e jovens que atendemos: refeições quentes, aulas de reforço educativo, higiene e cuidados de saúde, atividades criativas e técnicas, aulas de informática, acesso a uma biblioteca, esportes, excursões...
Em ocasiões, devido às dificuldades do nosso entorno, algumas dessas coisas não são possíveis. Pensemos, por exemplo, em territórios que estão sofrendo a guerra. Nesses casos, adaptamos as nossas atividades à situação, sempre com foco no melhor interesse das crianças e jovens.
A nossa garotada vive, tanto quanto possível, na sua própria família. Frequentam a escola local no seu horário regular e passam a outra metade do dia, de segunda a sexta-feira, no nosso centro de dia. Isto é oferecido às crianças em idade pré-escolar e escolar.
O nosso atraente programa de atividades fora da escola ajuda a afastar as crianças e jovens das ruas no seu tempo de lazer. Queremos proporcionar-lhes uma vida melhor, agora e no futuro, através de apoio direcionado.
O programa nos nossos centros de dia conta com as seguintes atividades:
-
Esporte, diversão e jogos: as crianças devem poder ser crianças! Infelizmente, isso por vezes é muito difícil fora do nosso projeto. Além do ensino, tem muito tempo para atividades esportivas e também de lazer:
-
Esportes: temos vários times de futebol que eventualmente participam em torneios. Alguns anos conseguimos providenciar também aulas de ballet, judô e vôlei. Alguns dos nossos pequenos também praticam o tênis de mesa.
-
Natação: em alguns dos nossos centros foi possível construir uma piscina onde a nossa garotada pode nadar.
-
Diversão e jogos: jogos de mesa, cartas, pebolim...
-
Parquinho infantil com escorrega, balanço e muita areia para brincar.
-
Criatividade e artes: ensinamos a tocar música com diferentes instrumentos, a pintar ou a fazer artesanato.
-
Excursões
-
Reforço educativo: cada criança ou jovem em idade escolar deve estar matriculado numa escola pública e deve frequentar regularmente a escola. O responsável da Operação Resgate mantém contatos com as escolas delas. Juntos determinam se as crianças fizeram ou não progressos. Se não for o caso, tentam descobrir o porquê e elaborar um plano de ação para melhorar o progresso dela.
Os professores, voluntários ou empregados, controlam continuamente se há falta de material escolar. Apoiam especialmente as crianças e adolescentes com dificuldades na escola regular. Encontram-se separadamente com eles e os ajudam com os seus trabalhos de casa.
Há uma aula diária de reforço em matemática, línguas e outras disciplinas. As crianças recebem na nossa biblioteca, assim como mediante o acesso à Internet e os nossos computadores, a informação que necessitam para fazer o seu dever de casa.
Profissionais da Operação Resgate, voluntários ou convidados educam regularmente sobre temas como higiene pessoal, drogas, educação sexual, etc.
-
Informática: a nossa sala de informática conta com 18 computadores e é utilizada ativamente. Nossa criançada aprende a utilizar o computador para os seus trabalhos de casa.
Além disso, oferecemos cursos também para os membros da família delas. Essa capacitação contribui a aumentar as chances de sucesso laboral ou profissional, além da cultura geral da pessoa.
-
Nutrição: servimos à garotada duas vezes por dia uma refeição quente. Infelizmente, para muitas essas são as únicas refeições que elas recebem nesse dia. Esse é o cenário social precário no que estamos intervindo e tentando melhorar.
Acreditamos que as crianças não devem lutar para que as suas necessidades básicas sejam satisfeitas; mas devem poder desfrutar da sua infância, ter tempo para diversão e jogos e também ser capazes de se concentrar na aprendizagem. Mas como seria isso possível com o estômago vazio?
Embora as refeições para os nossos filhos satisfaçam as condições locais, ainda têm de ser tão equilibradas quanto possível. No Brasil, o menu é diversificado: o arroz e o feijão são uma fonte valiosa de minerais, proteínas e ferro. Graças às doações de alimentos, podemos enriquecer a dieta com frutas, vegetais e até doces às vezes.
-
Saúde e higiene: as crianças e adolescentes que atendemos têm acesso a aconselhamento médico e de higiene básica no centro do projeto, bem como revisões médicas e dentárias e avaliação psicológica sempre que necessário.
Além disso, os professores mantêm-se atentos à higiene pessoal de cada criança e adolescente.
A garotada pode tomar um banho de chuveiro nas nossas instalações, receber primeiros atendimentos para lesões menores e receber um tratamento em casos de infestação de piolhos.
Também distribuímos roupa aos mais necessitados deles.
-
Compromisso social e atividades externas: o nosso pessoal organiza celebrações no Dia das Mães, no São João, no Dia das Crianças e no Natal.
Participamos também nas manifestações anuais contra a prostituição e o trabalho infantis.
A nossa banda infantil-juvenil de fanfarras e grupos de dança têm frequentemente oportunidades de mostrar as suas capacidades em eventos locais. Também participam em competições de judô e jogam na liga de futebol local.
A Operação Resgate trabalha em conjunto com a Comissão de Direito da Criança e do Adolescente, a Comissão Anti-Drogas e os serviços sociais. Os nossos representantes são pontos de contacto muito importantes nos gabinetes mencionados. Através dos seus conhecimentos, experiência e independência, são uma voz importante e indispensável nestes organismos.
-
Prevenção e segurança: uma ferramenta importante do nosso trabalho é a prevenção. O nosso centro proporciona proteção e segurança. O centro de dia e a casa lar estão rodeados por muros.
Atuamos em situações de emergência e contatamos imediatamente a Polícia ou os serviços sociais em casos de suspeita de abuso de crianças.
Por vezes, os pais recorrem a nós se os seus filhos forem forçados pelos traficantes a distribuir drogas. Por isso, já conseguimos proteger muitas crianças.
Graças ao árduo trabalho da nossa equipe, a organização visa receber a maior recompensa possível no futuro: ver como a vida muda para as crianças que amparamos. Almejamos ver-lhes vivendo sua vida adulta digna, livre de violência, drogas e desesperança.
Será um prazer vermos como utilizam as ferramentas que lhes demos para reconhecerem os perigos e conseguirem evitá-los. E será um sucesso que sentiremos como próprio ver eles se tornarem membros sadios e produtivos da nossa sociedade!
De fato, como a Operação Resgate já tem mais de 20 anos operando, esse é um prazer é uma alegria que já conhecemos com as crianças e jovens que já vimos crescer.