top of page
  • Foto do escritorOperação Resgate Brasil

DIA DA BELEZA



Autocuidado tem relação direta com o desenvolvimento e fortalecimento da nossa autoestima. Cuidar do que importa em nós abre espaço para o acolhimento, para o entendimento das emoções e sentimentos, para as prioridades e para uma estima interna que podemos criar. 


Em todas as fases da vida, há desenvolvimento da autoimagem, no entanto, a infância e adolescência são momentos cruciais para essa formação. De acordo com a Fundação Iniciativa, “a infância e a adolescência são as fases mais importantes para a construção da identidade de qualquer pessoa. Por isso, trabalhar desde cedo a temática da autoestima junto às crianças e aos adolescentes é uma das formas mais eficazes de assegurar que eles tenham um crescimento saudável e consigam manter um relacionamento mais gentil com eles mesmos”.

Abordar a autoestima como elemento fundamental no processo educativo é importante tanto para consolidar a  criação de uma identidade consistente, flexível para as adversidades e segura para tomar escolhas, como também para amenizar os efeitos da desigualdade na formação da consciência de nossas crianças. 


Nós, Operação Resgate, atuamos com crianças e adolescentes, e temos um compromisso especial em pautar a autoestima. Por essa razão, realizamos atividades frequentes que abordam, explicitamente ou implicitamente, o assunto. Recentemente realizamos um momento especial com as nossas meninas: o dia da beleza. O dia consistiu em cuidar do cabelo de nossas meninas tanto crianças quanto adolescentes. Durante todo o dia conversamos sobre a importância do cuidado e estimulamos que as meninas cuidassem umas das outras. O autocuidado, acompanhado da atenção e do cuidado coletivo contribuem para um ganho não só individual, mas em grupo, também.

Esses momentos de cuidado, que envolve brincadeiras e conscientização, integra a leveza ao processo educativo. Buscamos promover um ambiente favorável, com acolhimento.


Temos tentado criar, cada vez mais, um espaço de convívio harmônico e educativo. Sabemos que existem muitas barreiras e que essa missão é coletiva: compreende a escola, o lar, a família e todos os outros espaços de sociabilidade de nossos pequenos. Nossa missão é, principalmente, com as nossas crianças, e não iremos parar!




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page