• Operação Resgate Brasil

OS JOVENS E A TECNOLOGIA


Dentre as realidades inegáveis trazidas e vividas no nosso século atual, XXI, uma das mais fortes e evidentes é a da existência de uma realidade virtual em que mundos e possibilidades se cruzam. As chamadas TICs (tecnologias da informação e comunicação) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seja de forma portátil (a exemplo dos celulares e tablets) ou de forma fixa, a exemplo dos computadores de mesa. Esses recursos já fazem parte de um presente inevitável e vieram para se somar às nossas ferramentas cotidianas.


Muitas famílias ainda vivem em estado extremo de pobreza.
Ainda que não seja uma realidade nacional, o acesso à internet já faz parte da vida de 82,7% da população brasileira, são mais de 134 milhões de usuários.


O Nordeste é segundo colocado no índice das regiões que não tem acesso à conexão virtual. Em nosso bairro, a conexão está presente, mas seu acesso é caro e limitado à condição financeira das famílias. E como costumamos abordar, a situação local que é de vulnerabilidade social e econômica, é refletida nesses acessos às TICs.